Lei do Superendividamento

A lei foi sancionada, o que muda para o consumidor?

No dia 01/07/2021, foi sancionada a Lei do Superendividamento, Lei nº 14.181/2021, que trouxe novas regras e princípios a serem observadas pelas empresas, especialmente aquelas que concedem crédito.

A nova lei trouxe os princípios da prevenção e tratamento do superendividamento, bem como a instituição de mecanismos de prevenção, conciliação, tratamento extrajudicial e judicial, permitindo ao consumidor apresentar, à todos os seus credores, de uma só vez, uma proposta para pagamento de suas dívidas, em um prazo que pode alcançar até 5 anos.

Com isso, a Lei do Superendividamento buscou evitar a exclusão social do consumidor, com a preservação, ainda, de um mínimo existencial para pagamento de seus débitos.

Sendo assim, o consumidor poderá, respeitando suas possibilidades financeiras, elaborar um plano de pagamento apresentado ao juiz e aos credores, que poderão se manifestar à favor ou contra o plano de pagamento.

Havendo consenso entre todos os envolvidos, o plano será homologado, momento em que serão suspensas todas as restrições constantes do cadastro do consumidor (SPC e SERASA), bem como, as ações judiciais em curso.

De acordo com a lei, o plano de pagamento pode prever o pagamento da primeira parcela em prazo de até 180 dias após a homologação pelo juiz.

Após homologação judicial, as dívidas contempladas no plano de renegociação deixam de serem consideradas dívidas em atraso, ou seja, deixam de ser consideradas dívidas vencidas e passam a ostentar a condição de dívidas a vencer.

É importante dizer que após a homologação do plano de pagamento qualquer restrição decorrente de protesto, cheques sem fundos, negativação junto ao SPC, SERASA ou qualquer órgão de informação cadastral, serão automaticamente retiradas.

Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-do-superendividamento/1250391701

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Compartilhe:

Últimos Posts:
Pensão Alimentícia

Pensão Alimentícia

Vocês conhecem seus direitos no tocante a uma Pensão Alimentícia? Em um primeiro momento é importante falar que a pensão…
Lei do Superendividamento

Lei do Superendividamento

A lei foi sancionada, o que muda para o consumidor? No dia 01/07/2021, foi sancionada a Lei do Superendividamento, Lei…
Auxílio-moradia dos médicos residentes

Auxílio-moradia dos médicos residentes

O direito mais negligenciado pelas instituições de ensino da saúde no Brasil O AUXÍLIO-MORADIA É DIREITO PREVISTO EM LEI A…
Fernanda Kilppe Advocacia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.